Header Ads

7 coisas que acontecem com seu corpo quando você fica bêbado

(Foto: Divulgação)
Quem nunca exagerou nas biritas, ficou bêbado e acordou com uma tremenda ressaca e dor de cabeça, não sabe o que é prometer para si mesmo que nunca mais vai beber. Mas é como dizem as frases de boteco "do amor e da cachaça sempre dizemos nunca mais, mas só enquanto dura a ressaca".

Não precisa ser nenhum médico especialista para saber que a embriaguez não é tão boa para o seu corpo quanto é para a sua diversão. Enquanto alguns estudos mostraram que o consumo moderado de álcool pode ser até bom para a sua saúde, o excesso nunca é.

Não é que você não devesse ficar bêbado nunca mais, claro que não. No entanto, é bom estar informado e saber todos os efeitos que uma noite de bebedeira pode ter no seu organismo.

Então se você gosta de beber e o final de semana não foi a última vez em que ficou bêbado, essa lista é para você. Confira a seguir, 7 coisas que acontecem com o seu corpo quando você fica bêbado. Bom que pelo menos você não vai ter surpresas.



1 - Perda de memória

A bebida alcoólica interfere diretamente nos neurotransmissores do seu cérebro. Então, saiba que é por isso que sua coordenação motora e reação ficam lentas quando você bebe. Quando esses receptores param de funcionar, você fica incapacitado de formar memórias. Não é como se você tivesse esquecido tudo o que aconteceu quando estava bêbado. É que simplesmente as suas experiências entraram e saíram sem deixar vestígios. Agora quando você não se lembrar nitidamente de tudo que aconteceu na noite anterior, você já sabe o porquê.

2 - Danos ao intestino

Quando você ingere álcool, ele é convertido em uma toxina chamada acetaldeído. Essa toxina pode causar danos ao revestimento do intestino, o que pode resultar em vazamentos para a corrente sanguínea. Isso significa que bactérias que vivem em seu intestino, as chamadas endotoxinas, são capazes de entrar no seu sistema circulatório. Ou seja, essas pequenas bactérias das fezes podem chegar a cada parte do seu corpo, inclusive ao seu cérebro.

3 - Inflamações

Quando você bebe, o seu corpo começa a reagir ao álcool como se fosse uma lesão ou doença. Então, o seu sistema imunológico entra em ação, e começa a liberar as chamadas citocinas pró-inflamatórias. O álcool desperta a sua capacidade de defesa, e o principal efeito disso é a inflamação sistêmica (uma inflamação generalizada). É por esse motivo que geralmente aparecem sintomas de gripe quando você está de ressaca.

4 - Ressaca

No geral, a ressaca nunca é agradável, mas ela pode ser ainda pior. Isso porque algumas pessoas estão perdendo o gene responsável por fazer com que o acetaldeído tóxico saia do seu organismo. Assim, essa toxina permanece por mais tempo no seu sistema tornando a ressaca ainda pior.



5 - Rubor

O conhecido como "rubor alcoólico", é uma reação que acontece com pessoas que não conseguem metabolizar o acetaldeído no organismo e por isso, ficar vermelhas quando ingerem álcool. A vermelhidão na pele acontece principalmente no rosto, no peito e no estômago, e pode aparecer logo depois de uma única bebida.

6 - Fazer xixi

Você já deve ter se perguntando o porquê de quando você faz xixi uma vez quando está bebendo, não conseguir mais parar. Isso é explicado pelo fato de que você está ingerindo mais líquido do que seu corpo consegue processar. Além do mais, o álcool também é um relaxante muscular. Então, depois de ter relaxado os músculos do esfíncter para fazer xixi, você não conseguirá recuperá-los completamente e precisará fazer xixi com muito mais frequência.

7 - Vômitos

Além da sensação de peso e dor de cabeça decorrentes da ação depressora do álcool no cérebro, o estômago também sofre depois de uma noitada. O álcool irrita a mucosa do estômago e aumenta a produção dos ácidos digestivos, provocando azia e queimação. E depois de ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica, o corpo tentará se livrar desse excesso. Então é por isso que você vomita depois de beber muito.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.